Manter a rotina do escritório de advocacia organizada é um desafio. Cumprir prazos de processos, atender clientes, criar e protocolar petições, estudar atualizações de leis e decretos. Esses são apenas alguns exemplos de atividades que podem tomar tempo do advogado. Por isso, investir em gestão se apresenta como uma alternativa primordial para quem atua no universo jurídico. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais com foco na administração de escritórios de advocacia. Acompanhe.
1 – Focar no estratégico
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Essa frase, atribuída ao escritor britânico Lewis Carrol demonstra bem o quão relevante é a definição da estratégia de um negócio. Em um escritório de advocacia isso também deveria ser uma realidade.
Ter clareza nos objetivos que deverão ser atingidos, comunicar de forma clara tais pontos para os demais profissionais da equipe, conversar com clientes e fornecedores para otimizar os processos. Todos esses pontos irão fazer a diferença inclusive na hora de operacionalizar as ações rotineiras do setor jurídico.
2 – Delegar atividades
No dia a dia de um escritório de advocacia é comum que proprietários, diretores e sócios se envolvam em tarefas operacionais. Dependendo do tamanho do escritório esse tipo de atividade compõe grande parte do cotidiano do advogado.
Porém, nem sempre o advogado responsável pela gestão do escritório precisa focar na execução das atividades de forma contínua. Delegar é um exercício desafiador, que exige repetição e confiança no próximo.
3 – Automatizar procedimentos
O exercício da advocacia está diretamente ligado à habilidade do advogado em usar a lei em conjunto com sua base de conhecimento. Contudo, algumas atividades que apresentam repetição podem ser facilmente automatizadas. Algumas plataformas, como no caso do AUTOJUR, contemplam funcionalidades que podem ser moldadas à realidade de trabalho de escritórios de advocacia.
Otimizar o dia a dia de escritórios de advocacia e ambientes jurídicos é o foco do AUTOJUR. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para realizar tarefas antes inimagináveis para o setor.
Deseja obter mais informações sobre o AUTOJUR?