O departamento jurídico mudou muito de uns anos para cá. Com o avanço da tecnologia e com atribuições que vão muito além do compromisso com o cumprimento e fiscalização da legislação vigente, a gestão eficiente desses departamentos é extremamente importante.

Por isso, otimizar processos com as ferramentas virtuais é indispensável para qualquer departamento jurídico que queira manter a competitividade, bons resultados, além de um negócio sustentável.

Mas antes de embarcarmos nas três dicas de para otimizar a gestão de departamentos jurídicos, vamos entender melhor como essa gestão funciona e as suas atribuições. Continue lendo.


Como funciona a gestão de um departamento jurídico?

O papel do departamento Jurídico vai além das questões anteriormente limitadas ao cumprimento da lei.

Ou seja, se antes o departamento jurídico era visto como um setor isolado e independente das corporações, hoje dialoga com os demais setores, além de também envolver-se em noções estratégicas de gestão e intersecção na empresa como um todo.

Atribuições do departamento jurídico

Proteção dos dados

É atribuída ao departamento jurídico a criação de uma política de segurança dos dados que garanta a proteção das informações dos seus colaboradores e fornecedores, bem como da própria empresa. 

Por isso, é também função desse setor uma definição clara acerca de como esses dados serão acessados (notebook próprio ou da empresa, dispositivos móveis, etc), por exemplo. 

Fiscalização do cumprimento das leis

Cabe ao departamento jurídico garantir que toda empresa cumpra com leis trabalhistas e de segurança do trabalho, bem como legislação tributária e consumerista, além de atuar diretamente na gestão de contratos com terceiros.

Muitas pessoas imaginam que essa seja a única função deste departamento, mas se enganam. A verdade é que é um departamento cada vez mais plural.

Redução de custos

A presença de um departamento jurídico com profissionais qualificados tem a capacidade de reduzir os riscos de processos judiciais, com a constante fiscalização do cumprimento dos dispositivos legais. 

Por consequência, a redução dos custos decorrentes de ações judiciais, também reduz os custos de uma empresa.

Outra atribuição que contribui para a redução de custos, é atuar ativamente propondo melhorias nos processos com o intuito de contribuírem para o aumento da receita da empresa. 

Melhoria nos processos

Quanto maior a fiscalização do cumprimento das leis e diretrizes da política interna, menores os riscos corridos pela empresa, que poderá, então, concentrar seus esforços na execução da sua atividade principal.

Por isso, cabe ao profissional do departamento jurídico propor soluções amigáveis aos conflitos, com o objetivo de evitar o ingresso na esfera judicial, ou mesmo no caso de ação judicial, para a comprovação imediata da boa-fé da empresa.


Gestão do departamento jurídico otimizada

Agora que você já entendeu sobre como a gestão de um departamento jurídico funciona e as suas atribuições, é o momento de descobrir as três dicas práticas para melhorar os resultados da sua gestão.

Por isso, confira, a seguir, 3 dicas para otimizar a gestão do seu departamento jurídico:

1. Visão estratégica de negócio:

A visão estratégica por parte do departamento jurídico se encontra diretamente relacionada com a sua proatividade e previsão de problemas futuros.

Por isso, o departamento jurídico deve estar a par das peculiaridades do negócio em que atua, além dos seus procedimentos internos e missões atribuídas a cada setor. Essa visão aprofundada e estratégica do negócio impactará em soluções para eventuais problemas, bem como insights para os profissionais dessa área.

2. Estabelecer uma rotina de gerenciamento:

Pode parecer óbvio, mas uma boa gestão começa com uma rotina bem definida, para que todos os aspectos dela recebam a mesma atenção, podendo identificar e corrigir problemas com mais agilidade.

3. Apostar em tecnologia e na automação de processos:

A utilização de tecnologia permite a concentração em tarefas que demandam maior conhecimento técnico e jurídico, além de permitir que o profissional do departamento jurídico tenha tempo para acompanhar de perto outras áreas da empresa, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetitivas.

Departamentos jurídicos que fazem uso de tecnologia e automação se destacam em termos de eficiência e produtividade nos seus processos. Nesse sentido, podemos pensar na tecnologia como forma de também prover insights para a tomada de decisão, além de facilitar o trabalho desses profissionais, de modo geral, com o auxílio de softwares jurídicos. 

Conheça o AUTOJUR, o software jurídico 

Softwares jurídicos, como o AUTOJUR, atuam justamente para descomplicar e melhorar a gestão, ganhando tempo e tendo mais insights para tomada de decisão.

Com inúmeras funcionalidades estrategicamente criadas para automatizar a gestão do seu departamento jurídico, o AUTOJUR já ajudou centenas de empresas a otimizarem seu dia a dia:

✔️ + de 1 milhão de processos geridos

✔️ + de 3 mil licenças ativas

✔️ + de 10 milhões de documentos administrados

Automatize o seu departamento jurídico com o AUTOJUR! Fique por dentro de todos os detalhes do sistema que auxilia departamentos jurídicos e escritórios de advocacia a crescer.