O fim da década de 50 marcou-se pelos debates teóricos sobre a aplicação de ciência estatística com a prática da advocacia. Nesse sentido, os hoje reconhecidos estudos jurimétricos iniciavam na época.
Entretanto, apesar do longo caminho, com o avanço da tecnologia a jurimetria cresceu e agora é aplicada em grandes escritórios pelo mundo.
O que é jurimetria?
Resumidamente, é a utilização de estatística junto da advocacia. A metodologia que já era aposta, ganhou ainda mais potencial com o surgimento do Big Data.
Big Data é uma forma de tratar, analisar e obter informações de uma grande quantidade de dados. Dessa forma, para fazer essa análise, normalmente são utilizados softwares especializados para armazenar uma grande quantidade de informação.
Benefícios da jurimetria aplicada à advocacia
Primordialmente, aplicar a análise dos dados ao dia a dia de advogados resulta em vários benefícios. Além de aumentar a eficiência das ações, reduz custos e número de litígios.
Além disso, não falamos na praticidade. Afinal, o advogado não fica horas em frente a um computador. Dentre as principais vantagens da jurimetria, estão:
- Maior detalhamento: o processo inteiro é apresentado com uma visão mais ampla, já que, reunindo e tratando os dados, fornece acesso a detalhes despercebidos;
- Melhora a argumentação: com mais detalhes e sabendo identificar o argumento jurídico, há mais chances de persuadir o decisor e melhorar a redação das petições;
- Resolução de problemas: analisar dados de outros processos, muitas vezes anteriores ao caso em questão, é uma prática comum. Com o uso de softwares e análise de dados, torna-se mais fácil definir a melhor estratégia de forma assertiva;
- Celeridade: a automação das tarefas é feita por determinados softwares, oferecendo maior eficiência para as partes mais importantes da rotina da advocacia.
Como a jurimetria aplica-se à advocacia?
Usar ferramentas digitais para tratar dados massivos existentes no universo jurídico é uma grande vantagem para a satisfação de seus clientes de forma eficiente. Da mesma forma, a jurimetria aplicada à advocacia permite um melhor gerenciamento e uma política estratégica.
Dados apontam a maior probabilidade de sucesso para petições curtas, por exemplo. Como em uma situação em que um caso seja distribuído e o advogado queira determinar qual linha o juiz tende a seguir.
Utilizando um software preparado, é possível inserir milhares de decisões do juiz em questão e identificar se ele é legalista, segue o principiologismo, decide com base em jurisprudência, entre outras possibilidades.
Por fim, um software jurídico que impulsiona os seus processos é o AUTOJUR. Com automatização de processos e uso de Inteligência Artificial (IA), o sistema gere escritórios de advocacia e departamentos jurídicos com eficiência.
Focado nas necessidades que o advogado precisa, o AUTOJUR apresenta inúmeras funcionalidades. Dentre as principais estão:
- Intimações – lê e interpreta documentos, classificando cada um;
- Distribuição de tarefas e prazos – realiza funções utilizando algoritmos inteligentes de facilitação;
- Regra de Ações – garante que as decisões tomadas pela equipe respeitarão configurações pré estabelecidas;
- Autodoc – lê e interpreta peças e documentos, gerando um menu com teses e ou cláusulas.
O AUTOJUR é um software jurídico da PERCEPTVISION. São mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, com foco em soluções para o segmento jurídico.
Ainda mais interessado(a) no assunto? Utilize a tecnologia a favor do seu escritório de advocacia! Fale conosco e descubra a melhor alternativa para o seu negócio.