Na hora de gerenciar um escritório de advocacia, é de suma importância criar uma rotina para acompanhar os resultados. Afinal, ao fazer isso, é possível encontrar e prevenir possíveis adversidades, além de oportunidades de alcançar resultados melhores.

Desde já, sabemos que os relatórios têm papel importante na aquisição destas informações. Dessa forma, entender quais são os principais pontos a serem analisados é crucial. 

Pensando nisso, separamos a seguir 5 dicas para facilitar a produção e análise dos relatórios gerenciais . Para isso, utilizamos os indicadores mais relevantes para cada escritório de advocacia.

Confira:

1. Perdas por natureza

Esse indicador mostra os processos que foram desfavoráveis para a empresa. Por isso, ao adicionar no relatório, é possível analisar os detalhes que as perdas têm em comum para entender melhor os motivos delas existirem.

Assim, fica mais fácil elaborar planos de ação que evitem as mesmas falhas, ajudando o escritório de advocacia a melhorar a forma com que trabalha com os processos.

2. Prazos

Cada tarefa realizada no escritório de advocacia possui um prazo para ser concluída. Criar um relatório de desempenho incluindo esse indicador permite identificar possíveis gargalos nas demandas de colaboradores e clientes.

Como a informação oferece uma visão mais panorâmica, o acompanhamento do tempo previsto para finalização e recebimento dos processos fica mais fácil. Desse modo, com estes dados podem surgir estratégias mais realistas a fim de otimizar o tempo e balancear as prioridades de cada cliente.

3. Inadimplência

Ao acompanhar esta métrica, é possível analisar as pendências de pagamentos que alguns processos do escritório de advocacia possuem. 

A partir da identificação dos empecilhos recorrentes que impedem o pagamento, simplifica-se o encontro de soluções para quitar pendências. Além disso, é possível deixar o caixa regularizado novamente. Portanto, uma boa prática é criar um método de contato com o cliente para efetuar a cobrança do processo e evitar a inadimplência.

4. Produtividade no escritório de advocacia

Muito relacionado ao indicador de prazo, a produtividade ajuda a monitorar quanto tempo cada membro do time leva para concluir uma demanda. Sendo assim, com essa informação em mãos, uma série de ajustes podem ser feitos para otimizar a rotina do escritório de advocacia.

Portanto, qual o resultado disto? Novas formas de distribuir tarefas para facilitar o andamento das atividades e até mesmo reconhecimento dos momentos em que o time é produtivo o suficiente para captar novos clientes.

5. Contar com o auxílio da tecnologia no escritório de advocacia

Apesar disso tudo, para que o relatório de desempenho fique ainda melhor, é importante ter tecnologias ao lado que realmente apoiem as atividades gerenciais. Para isso, você pode contar com o AUTOJUR, um software jurídico que usa a inteligência artificial aplicada para produzir os melhores relatórios!

Conosco, você consegue otimizar a gestão, visualizando relatórios em dashboards aprimoradas que combinam dados e permitem um monitoramento constante do desempenho do seu escritório de advocacia.

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