Já ouviu falar em advocacia 5.0? O novo modelo de trabalho tem chamado a atenção dos profissionais que desejam se destacar na área. Seguindo a linha da Sociedade 5.0, que coloca o cliente como centro de tudo, a advocacia 5.0 integra a experiência do cliente com a tecnologia.
Sua principal proposta é solucionar problemas físicos e apresentar melhorias com a ajuda da tecnologia e inteligência artificial. Dessa forma, o digital se une ao offline para oferecer eficiência e precisão na entrega da assistência jurídica. Isto tanto na gestão de processos e tarefas, quanto em atendimentos e assinaturas digitais, por exemplo.
Muitos escritórios já aderiram ao modelo 100% remoto ou híbrido, aproveitando softwares especializados como o AUTOJUR para otimizar o tempo e melhorar a eficiência, além da aproximação com o cliente.
Todo movimento de adesão à tecnologia já estava previsto para os advogados. No entanto, a chegada da pandemia acelerou todos os processos e exigiu uma transformação imediata dos profissionais.
Afinal, o distanciamento social reforçou o hábito das videochamadas, contato por redes sociais e até mesmo assinaturas digitais. Para que se tenha ideia, em 2021 o Brasil bateu recorde de certificados digitais emitidos. Foram mais de 10 milhões e meio.
Agora, a prática se mantém e se fortalece cada vez mais. Afinal, é muito mais confortável e conveniente poder lidar com as demandas do dia a dia de onde e na hora em que estiver. Portanto, a Advocacia 5.0 defende a ideia de, cada vez mais, utilizar ferramentas digitais para gerir processos.
Qual o futuro da Advocacia 5.0?
Atualmente, muitos escritórios de advocacia já contam com o apoio de softwares de gestão de escritórios e processos jurídicos. Além disso, o hábito de atendimento no modelo “figital” (físico e digital) também tem ganhado força na área.
Outra novidade que está em alta no mercado é a adesão de escritórios em realidade virtual, onde cada um dos presentes cria seu avatar e participa de forma online.
Muitos têm receio de que o uso de sistemas jurídicos ultrapasse o papel do advogado. Porém, é importante salientar que desde então e para o futuro, a proposta é complementar as habilidades, otimizando tempo com burocracias e operações cotidianas e adiantando oportunidades.
Na Advocacia 5.0, provavelmente o papel do advogado será muito mais estratégico. A supervisão de máquinas, a validação de sugestões e produções dos sistemas, a análise de dados, tudo isso terá muito mais espaço.
Fica evidente que esta nova fase da profissão exigirá novas habilidades, majoritariamente comportamentais e analíticas. Um olhar criterioso para enxergar novas possibilidades e saber identificar riscos que podem ser prevenidos. Tudo isso com o auxílio da tecnologia.
Além disso, não podemos esquecer da necessidade de colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. Dessa forma, oferecer um atendimento personalizado, ágil e transparente fará toda a diferença.
Portanto, para aqueles profissionais que desejam se destacar da concorrência e antecipar as mudanças, é necessário integrar-se à tecnologia. Buscar oportunidades de sistemas jurídicos parceiros como o AUTOJUR é essencial para se sobressair ao mercado.
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