As ferramentas de CRM já estão bem consolidadas no mercado como uma solução para otimizar e agilizar o relacionamento com os clientes. Da mesma forma, o CRM tornou-se fundamental também nos escritórios de advocacia. Afinal, tão importante quanto a qualidade dos serviços prestados, é o atendimento ao cliente para o sucesso do escritório.

A rotina dos advogados envolve muitas atividades que vão desde a elaboração de peças processuais até esse contato direto com o público. Dessa forma, contar com a ajuda da tecnologia e as ferramentas de automação é uma excelente maneira de otimizar o trabalho e ainda aumentar os resultados.

Que tal conhecer mais sobre o CRM e como a ferramenta pode ajudar no dia a dia?

 O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Na prática, é um conjunto de estratégias aliadas à tecnologia, que tem como o foco principal a relação entre a empresa e o cliente. Nesse sentido, seu objetivo é antecipar as necessidades e entender as dores, fornecendo o melhor atendimento possível.

Dessa forma, a ferramenta de CRM é uma plataforma tecnológica que automatiza processos, agiliza a rotina e efetiva a gestão do relacionamento com os clientes. E, como isso acontece?

A gestão de relacionamento com os clientes é realizada com base em boas práticas e ações com foco na satisfação do cliente. Com isso, o sistema de CRM é utilizado para operacionalizar essas ações.

Assim sendo, com um sistema de CRM jurídico, os escritórios podem digitalizar documentos, acompanhar o andamento dos processos e, assim, agilizar o retorno ao cliente. Além disso, a partir das interações entre advogados e clientes e dos dados gerados pela ferramenta, é possível personalizar as ações e atender melhor às necessidades.

Benefícios do CRM

Na advocacia, os softwares jurídicos trazem uma série de benefícios para a rotina diária. Vamos conhecer de perto como seriam úteis à ferramenta de CRM?     

– Informações centralizadas

Como já vimos, a rotina dos advogados é bastante atribulada. Por isso, centralizar as informações em um só local facilita muito no dia a dia.

Com um CRM bem estruturado, é possível organizar os documentos em pastas, compartilhar informações com clientes e parceiros e, ainda, excluir e alterar dados sempre que necessário. Além disso, permite o registro de todas as interações realizadas com um cliente existente ou em potencial.

– Possibilidades de automação

Uma das estratégias mais eficazes de marketing digital é a integração do CRM com a automação de relacionamento com o cliente.

Isso porque, com as informações fornecidas sobre o cliente pelo CRM, como por exemplo, suas preocupações, seus canais de comunicação (e-mail, redes sociais, etc.), a automação de relacionamento consegue entregar informações mais certeiras e, com isso, oferecer resultados melhores.

Entre as vantagens dessa integração, pode-se citar:

  • Redução de custos com ligações e deslocamento;
  • Otimização do tempo;
  • Melhorar os índices de retenção de clientes;
  • Maior reconhecimento do escritório;
  • Aumento da possibilidade de indicações de clientes.

– Aumento da satisfação do cliente

Não há dúvidas de que um bom atendimento é uma excelente maneira de fidelizar clientes. Da mesma forma, sabe-se também que clientes satisfeitos são os mais prováveis a indicar bons serviços.

Com um CRM esses benefícios são ainda mais reais, uma vez que a ferramenta padroniza o atendimento, tornando o suporte mais eficiente. Além disso, outras vantagens são:

  • Retorno rápido;
  • Antecipação de contatos;
  • Acompanhamento de prazos;
  • Agendamento automático de reuniões.

– Produtividade

De fato, aumentar a produtividade é gerar melhores resultados. Com um CRM bem estruturado, consegue-se ganhar tempo e reduzir a quantidade de tarefas.

Dessa forma, é possível direcionar esforços para atividades mais importantes, como novas soluções para fidelização de clientes, por exemplo, ou agilizar outro processo.

Com rotinas e metas bem estabelecidas fica mais fácil manter a organização e agir de forma rápida e eficiente.   

– Prevenção de falhas e erros

Certamente, a prevenção de falhas contribui de maneira significativa para os bons resultados de uma empresa.

Por isso, esse é mais um benefício de utilizar um sistema de CRM, uma vez que ele armazena todas as informações do cliente. Com tudo centralizado num mesmo local, fica mais fácil evitar problemas, como a perda de dados e de prazos, por exemplo.

Por fim, apostar em uma ferramenta de CRM pode trazer diversos benefícios para o seu escritório de advocacia ou para seu departamento jurídico. Além de otimizar os processos de trabalho, é possível ainda aumentar os seus resultados.

O AUTOJUR é um software jurídico que permite também a automatização de processos. Ficou interessado? Entre em contato conosco.