Uma das formas de se antecipar a eventuais problemas no meio jurídico está relacionado com dois pontos: organização e prevenção. Estas duas questões podem contribuir diretamente para o desempenho do advogado junto aos clientes. 

No direito, é fundamental ser preventivo em tarefas no dia a dia. O investimento em inovação e gestão como hábito do escritório proporciona produtividade constante no ambiente de trabalho. 

E as grandes organizações alcançam o topo porque sempre existiu um departamento jurídico ao seu lado. Sempre haverá um profissional da advocacia para oferecer a orientação necessária preventiva. Um empreendedor renomado não toma decisões sem antes consultar a área jurídica. E essa ação está baseada em um ramo do direito que poucos sabem no Brasil: O Direito Preventivo. 

Essa ação funciona como uma vacina para evitar determinada doença dentro da empresa. Tem como finalidade identificar os riscos futuros e evitar danos. Os tribunais estão lotados de processos e essa situação não tem perspectiva de mudança nos próximos anos. E para o empresário ter uma garantia em obter soluções rápidas para um conflito é através do direito preventivo.

O direito preventivo minimiza prejuízos futuros pois tem o objetivo de apontar e controlar os riscos. A cultura preventiva resulta em segurança jurídica nos processos e decisões da empresa.

Essa ação é um conjunto de atos que visam antecipar um problema jurídico. Ou seja, aponta os possíveis riscos e ao antecipar isso, proporciona formas eficazes para controlá-los. O direito preventivo também apresenta oportunidades de eliminar a necessidade de um processo ou da ocorrência de litígio. 

A possibilidade de conhecer um problema antecipadamente proporciona a possibilidade de reduzir riscos futuramente. No mundo empresarial, o direito preventivo é o caminho ideal para gerar segurança e eficácia evitando prejuízos maiores. A habilidade de se adaptar às ferramentas atuais é essencial tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

O atendimento preventivo pode se basear em uma série de dados e informações, inclusive extraídas de softwares jurídicos, como por exemplo, o AUTOJUR. Alguns integrantes de determinadas equipes sentem dificuldade em acompanhar a evolução por não ter costume com o uso da tecnologia e muitas vezes até por um trauma em trabalhar com um sistema em uma empresa que não ensinou a prática com a plataforma. Isso afeta diretamente na produtividade e ela pode ser eficaz desde que tenha uma ação para facilitar o acesso. 

Quando o profissional cria uma resistência, é necessário quebrar esse ato através de resultados e a facilidade de uma plataforma para trabalhar. Para a advogada Liandra Nazário, a experiência com o sistema do AUTOJUR, apresenta não só gerenciamento de prazos e processos mas também a possibilidade da implementação de inteligência e estratégia na atuação do advogado. Segundo ela, utilizar cotidianamente o sistema auxiliou a melhorar significativamente sua rotina, tanto em relação a prazos quanto a otimizações de ações em cada processo.

Quer saber mais sobre gestão e tecnologia nos escritórios de advocacia? Acompanhe a live que aconteceu em agosto de 2022 com a advogada Liandra, através do link.

AUTOJUR Software Jurídico