O software jurídico é um sistema usado para automatizar, otimizar e organizar as atividades do dia-a-dia do profissional jurídico, permitindo um acompanhamento mais prático e detalhado dos processos judiciais e administrativos. Desta maneira, o software possibilita que o profissional atue com mais tempo nas tarefas que realmente importam, melhorando a qualidade do trabalho.

Devido a essa praticidade, muitos profissionais jurídicos passaram a usar softwares jurídicos no seu dia a dia e, cada vez mais, estão se atualizando em relação às novas tecnologias. Por isso, essa tendência é tão forte e se tornou um diferencial competitivo.

Mas, afinal, por onde começar?

A verdade é que, para começar a usar um software jurídico, será necessário passar por uma avaliação do seu escritório e das suas necessidades. Quanto mais customizável for o software, mais adaptado à realidade do seu escritório e, por consequência, mais fácil de usar e aplicar na prática do cotidiano. 

Conheça, a seguir, 4 ferramentas bastante úteis e que podem ser consideradas como um “starter pack” para software jurídico:

  1. Distribuidor de tarefas: tarefas e prazos distribuídos segundo regras inteligentes de distribuição, facilmente criadas pelo usuário.
  2. Intimações: lê e interpreta documentos automaticamente, classificando-os, gerando as respectivas tarefas e calculando os prazos.
  3. Timeline: visualização dos principais acontecimentos relacionados a um processo numa linha de tempo facilita, melhorando a organização, o planejamento e o acompanhamento das tarefas.
  4. Robôs de processo: integra com serviços de robôs de terceiros, que automatizam o lançamento ou a coleta de dados em sistemas externos. Os robôs (bots) simulam um usuário, imitando a ação humana de mover teclado e mouse, para executar rotinas.

Sempre que um escritório decide adquirir um software jurídico, antes é feita uma avaliação e um alinhamento de expectativas. Portanto, não há como definir quais ferramentas são consideradas “básicas” para começar a usar o software.

 

Dicas para escolher o melhor software jurídico:

É verdade que está cada vez mais difícil escolher um software jurídico, afinal, há muitas opções no mercado. Por isso, confira as seguintes dicas para escolher a opção que melhor se adapte a sua realidade:

  • Entenda as suas necessidades e particularidades;
  • Entenda como o software pode cobrir o que você precisa;
  • Converse com clientes que já usam o software;
  • Saiba quais planos aquele software oferece;
  • Priorize a customização;
  • Saiba como é feita a segurança de cada um;
  • Prefira os que oferecem suporte 24h;
  • Analise o custo-benefício.

Com essas dicas fica mais fácil encontrar o software ideal. O AUTOJUR é um sistema criado pela empresa PERCEPTVISION e indicado para todos os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que buscam automatizar processos com uso de Inteligência Artificial. 

Alcance os melhores resultados com o AUTOJUR! Entre em contato conosco e agende uma demonstração.