É esperado que advogados e advogadas lidem com um alto volume de processos todos os dias. De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o judiciário julgou 26,9 milhões de processos somente no ano passado. Este número elevado naturalmente demanda uma organização maior, para que o acompanhamento e o andamento dos processos ocorram de maneira mais fluida, sustentável e escalável. Neste artigo, você encontrará uma solução para esta demanda e entenderá como uma boa gestão influenciará no dia a dia do seu escritório.

Tempo leitura: 00 minutos

Por mais que pareça difícil conciliar todas as atividades rotineiras ao mesmo tempo, a gestão de processos judiciais bem feita facilita essa longa estrada e dinamiza a atuação dentro do escritório, trazendo mais segurança e tranquilidade de um trabalho bem feito.

Mas como fazer essa gestão? A solução pode ser mais simples do que você pode esperar. Softwares jurídicos, como o AUTOJUR, auxiliam nesta jornada, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo gasto com tarefas repetitivas, além de muitos outros benefícios. Entenda, a seguir, como isso funciona.

Como gerenciar os processos judiciais de forma eficiente?

A depender do momento em que você se encontra na atuação como advogado, há duas maneiras de realizar uma gestão eficiente. Confira quais são:

Planilhas de organização e controle de processos:

Talvez este seja o meio mais comum e utilizado ainda, mas também o que demanda mais tempo de dedicação. Ainda assim, é uma maneira de organizar e monitorar os processos judiciais eficientemente. Sua principal função é registrar o histórico de cada cliente e organizar os processos de maneira bastante visual e de fácil acesso.

As planilhas podem ser compartilhadas e alimentadas por todos que atuam no escritório, o que facilita bastante o dia a dia, reduz o trabalho e diminui o tempo gasto nesta tarefa. Mas vale ressaltar que este recurso, por mais eficiente que seja, é bastante limitado, principalmente para quem busca melhorar a qualidade e quantidade de clientes. Se o seu escritório ainda está em fase inicial, com poucos clientes, essa é uma opção bastante interessante. Mas se o intuito é crescer, a opção seguinte se encaixa ainda mais nas suas necessidades. Continue lendo para conhecer.

Softwares para gestão de processos judiciais:

Diferentemente das planilhas, os softwares jurídicos melhoram a performance de maneira  sustentável e escalável, afinal, o trabalho é automatizado. A depender do software contratado, há, inclusive, inúmeras ferramentas que auxiliam em diversas tarefas diferentes e otimizam a gestão dos processos judiciais, concentrando-a em um só lugar.

A tecnologia facilita o controle sobre todas as atividades dentro de um escritório, além de prazos e andamentos dos processos judiciais. Isso torna a rotina muito mais tranquila e dinâmica, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetitivas e burocráticas, melhorando, por consequência, a atuação do advogado com seus clientes.

Conheça o software jurídico AUTOJUR

O AUTOJUR é um sistema criado pela PerceptVision, uma empresa que foca na redução do trabalho e na eliminação do retrabalho, criando soluções pioneiras em automação e gestão de informações.

Nosso sistema atua de maneira ampla e inteligente, trazendo inúmeras funcionalidades fundamentais para uma excelente gestão de processos judiciais. Conheça algumas delas abaixo:

  1. Intimações
    De forma automática, AUTOJUR lê e interpreta documentos classificando-os, gerando as respectivas tarefas e calculando os prazos.
  2. Distribuidor de tarefas
    As tarefas e prazos podem ser distribuídas segundo regras inteligentes de distribuição, facilmente criadas pelo usuário.
  3. Gerenciador de tarefas
    Gerencia e exibe as tarefas de sua agenda em formato convencional de calendário, listagem na forma de painel, ou ainda estilo Kanban® (Ex: NOVAS, EM ANDAMENTO e FINALIZADAS).
  4. Regras de ações
    Garante que as decisões tomadas pela equipe respeitarão uma configuração prévia, evitando equívocos e padronizando procedimentos.
  5. Tags de controle
    As Tags de Controle (etiquetas de classificação) ajudam a reduzir significativamente a necessidade de controles paralelos em planilhas, unificando o controle.
  6. Autodoc
    Lê e interpreta peças e documentos gerando um menu com teses ou cláusulas que poderão ser ativadas ou desativadas conforme preferência.
  7. Regrador de faturamento
    Quando os eventos pactuados ocorrem, o sistema gera no financeiro a respectiva cobrança e alimenta o Contas a Receber do cliente.

Conheça todas as funcionalidades entrando em contato conosco em https://autojur.com.br/contato. Não deixe de solicitar uma demonstração gratuita e dar o próximo passo para o sucesso do seu escritório.


AUTOJUR Software Jurídico