A inadimplência é uma realidade em qualquer ramo. Portanto, está presente também nos escritórios de advocacia. Nesse cenário, um dos maiores desafios para resultados positivos é reduzir esses índices para garantir a estabilidade financeira do negócio.

Apesar de ser uma preocupação, nem sempre é impossível evitar a inadimplência com medidas certeiras. Para isso, elencamos algumas dicas para manter e melhorar as finanças do seu escritório. Vamos conhecê-las?     


Conheça seu cliente

Conhecer a realidade dos clientes é uma maneira de manter o bom relacionamento e evitar a inadimplência.

De fato, pode acontecer de uma pessoa ter a necessidade de contratar um advogado se tornando um custo que não estava previsto no seu orçamento. Nesses casos, conversar com o cliente e entender as suas possibilidades é uma forma de adequar os seus serviços aos honorários cobrados.

Outra realidade bastante frequente é o esquecimento, por parte do cliente, de realizar o pagamento na data estabelecida. Por isso, envie lembretes na semana do vencimento e, inclusive, no dia em que o pagamento deve ser realizado para evitar que ele esqueça.

Mas, para que isso aconteça de forma efetiva, é importante que o seu escritório conte com um sistema com fluxo de recebíveis, datas de entrada no caixa e vencimentos de cada cliente. Nesse sentido, um software jurídico pode ajudar no seu controle financeiro.   

Analise as formas de pagamento

Oferecer formas de pagamentos diferentes é uma forma de evitar a inadimplência do escritório de advocacia. Mais uma vez, conhecer o cliente e suas necessidades facilita no momento de negociar com ele.

Para isso, o parcelamento dos honorários é uma boa alternativa. Além de facilitar o pagamento, será possível adequá-lo às necessidades do cliente.

Dessa forma, também há como planejar o financeiro com as contas a receber. Essa é uma maneira também de manter o cliente em contato, uma vez que ele tem o compromisso mensal com o seu escritório.

Facilitar o pagamento à vista também pode evitar a inadimplência e garantir o recebimento do dinheiro de forma mais rápida.  

Seja presente na vida do cliente para fugir da inadimplência

Esteja sempre em contato com o cliente. Além de deixá-lo a par do andamento do processo, haverá a garantia de um bom relacionamento e a prevenção da inadimplência.

Isso porque não é raro que alguns processos sejam longos e demorados e, sem informação, o cliente acaba deixando de realizar o pagamento. Por isso, entre em contato frequentemente, informando sobre os prazos de pagamento, andamento dos processos, tudo isso com transparência.

Crie uma relação de confiança estando presente na vida do cliente. Assim, haverá segurança sobre o seu trabalho e, consequentemente, garantia de que os pagamentos sejam feitos em dia.

Organize-se para evitar inadimplência

Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso do escritório de advocacia. Para isso, é preciso manter a rotina de finanças organizada. Contudo, garanta que ela esteja alinhada ao setor administrativo para a entrada de novos contratos no fluxo de pagamentos, por exemplo.

Além disso, tenha controle sobre os prazos e não deixe de verificar o fluxo de entradas e saídas no caixa. Como já vimos, ofereça formas diversificadas de pagamentos aos clientes e negocie sempre que necessário para evitar a inadimplência.  

Tenha um software jurídico como o AUTOJUR 

Diante de tudo, é possível perceber que a redução da inadimplência no escritório de advocacia está intimamente ligada a uma gestão financeira sustentável e organizada. Para que tudo esteja sob controle, o ideal é ter um software jurídico de qualidade.

Com o AUTOJUR, por exemplo, você pode controlar os prazos, acompanhar os processos, gerenciar os pagamentos, além de contar com outras funcionalidades para agilizar o seu dia a dia.

Quer saber como um software jurídico pode ajudar a evitar e reduzir a inadimplência no seu escritório? Agende uma demonstração gratuita do AUTOJUR e confira todos os benefícios!