Cumprir prazos processuais é fundamental, pois garante que os processos judiciais sejam conduzidos de forma justa e responsável. O não cumprimento pode prejudicar o andamento do processo na defesa dos direitos das partes envolvidas.

Consequentemente, o uso de um software jurídico, pode ser a saída ideal para dinamizar e facilitar o trabalho, simplificando a rotina e tornando-a mais eficiente.

A gestão de prazos é uma ferramenta importante para o gerenciamento, permitindo aos escritórios de advogados e departamentos jurídicos, organizar-se e priorizar as tarefas, além de evitar multas e sanções por não cumprimento de prazos.

Por isso, a importância de se adaptar às novas tecnologias que surgem no setor jurídico, pois elas tornam possível automatizar boa parte das atividades manuais que levam tempo em um escritório e evitar erros, oferecendo ao profissional mais tempo em tarefas estratégicas.

Quer obter mais controle de prazos processuais? Acompanhe o conteúdo e veja quais as dicas para potencializar o seu negócio!

Acompanhamento processual: o que significa?

Acompanhamento processual consiste na ação de monitorar o andamento de processos judiciais ou administrativos, desde o seu início até o seu trânsito em julgamento, garantindo que os prazos sejam cumpridos. 

Essa ferramenta permite que os profissionais acompanhem a evolução de cada um dos processos, conferindo informações importantes sobre o andamento e possíveis mudanças nos prazos. Por exemplo, é possível acompanhar o andamento de um processo de divórcio, conferindo informações sobre as decisões judiciais, prazos, datas de audiências e outras informações. 

O acompanhamento processual também pode ser usado para fins estratégicos, como para determinar quando solicitar determinadas medidas ou para planejar ações futuras. Acompanhar as movimentações processuais pode ser realizado de forma mais simples com a ajuda de um software jurídico.

O uso de tecnologias no acompanhamento de prazos processuais ajuda a gerenciar as informações de forma mais eficiente. Com o uso de softwares específicos, os profissionais do direito podem acompanhar o andamento dos processos em tempo real, conferir informações relevantes e até mesmo receber alerta sobre o andamento dos processos. 

As tecnologias permitem que os profissionais do direito compartilhem informações de forma mais rápida e eficiente, o que pode aumentar a produtividade de toda a equipe.

Como facilitar a rotina nos escritórios e departamentos jurídicos

Segundo um estudo feito pela Deloitte nota-se o impacto provocado pelo uso da tecnologia ao tratar dos departamentos jurídicos do futuro, a pesquisa menciona, ainda, automação, inteligência artificial e analytics como sendo alguns dos recursos que se farão presentes na rotina de departamentos jurídicos.

Não é novidade que a tecnologia está sendo usada de forma cada vez mais criativa para facilitar a rotina nos escritórios com soluções modernas de automação que podem ajudar a reduzir o trabalho manual, ao mesmo tempo, em que também ajudam a aumentar a agilidade. 

Confira 3 maneiras de facilitar a rotina nos escritórios e departamentos jurídicos:

  1. Utilizar ferramentas de automação e software de gerenciamento de processos judiciais: como inteligência artificial para automatizar tarefas rotineiras.
  2. Estabelecer processos e fluxos de trabalho claros: garantindo que todos os membros do escritório saibam exatamente o que esperar em cada etapa do processo.
  3. Treinar o pessoal: oferecer treinamento regular para todos os membros do escritório sobre as ferramentas e técnicas utilizadas para gerenciar processos judiciais pode ajudar a garantir que todos estejam familiarizados com as ferramentas e saibam como usá-las de forma eficiente.

Como escolher o software jurídico ideal para o seu negócio

Antes de escolher o software jurídico mais indicado para sua empresa, defina quais são os objetos e as principais necessidades do seu negócio, assim como, o que se espera alcançar com o uso do software. Definido o objetivo, verifique quais as funcionalidades e recursos que o software precisa oferecer, como: recursos de segurança, controles de acesso e integração de sistemas.

Outra tarefa importante, é avaliar a facilidade de uso para garantir recursos intuitivos, e de fácil navegação. Além disso, se necessário ofereça treinamentos para que todos saibam utilizar. Esteja atento às atualizações e verifique constantemente para que ele se mantenha atualizado diante as mudanças na legislação. Verificar se o software escolhido oferece atualizações regulares e suporte técnico, é indispensável. 

Avalie os custos e verifique seu orçamento para escolher a melhor opção, e não deixe de verificar as referências para que seja feita a escolha do software jurídico ideal para o seu negócio. 

Potencialize o controle de prazos processuais, com o software jurídico, AUTOJUR, sua rotina torna-se mais prática, além disso, ele pode contribuir na gestão do seu negócio com funcionalidades, como:

  • Distribuidor de tarefas
  • Gerenciador de tarefas
  • Timeline e muito mais!

Procure escolher soluções que suportem integrações com diferentes sistemas. Comunicar-se com outras soluções é algo cada vez mais desejável, tanto para input de dados quanto para output. (leitura ou entrega).

Dê preferência a sistemas que suportem o máximo possível de customizações para tornar-se aderente aos seus fluxos internos. 

Entre em contato e faça uma avaliação gratuita.