Grande parte das profissões estão presentes nas redes sociais e demais canais digitais. Com a advocacia não é diferente, por isso, hoje, é perceptível a evolução do marketing adaptado a esse contexto. Sendo assim, o Marketing Jurídico pode contribuir nos resultados do seu escritório proporcionando visibilidade e consequentemente atraindo novos clientes.
O trabalho de um Bacharel em Direito não se limita a processos judiciais. Os advogados também podem seguir o caminho do empreendedorismo. Nesse caso, o advogado deve investir em tecnologia para gestão do escritório e também em marketing jurídico.
Compartilhamos, a seguir, 3 estratégias relevantes para ajudar a fortalecer sua marca e definir seus requisitos de trabalho.
1- Defina sua área de atuação, assim será mais fácil atingir potenciais clientes.
2- Direcione o marketing para a principal atividade jurídica que você desenvolve, para que seu escritório seja mais facilmente reconhecido por essa segmentação.
3- Use a internet a favor do seu negócio. Seu site e redes sociais podem ser a vitrine do seu escritório.
Saber usar estratégias para gerir e divulgar o seu negócio é essencial. O marketing é um grande aliado para alcançar mais pessoas e captar um público com maior probabilidade de fechar negócios. Além disso, por meio do marketing jurídico é possível melhorar o relacionamento com seus clientes e fornecedores.
Sobre o uso do marketing digital no direito
Recentemente a OAB Nacional (Ordem dos Advogados do Brasil) flexibilizou o uso das redes sociais, principalmente a parte de anúncios para profissionais desta área. O marketing, então, é realizado de acordo com os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Advocacia.
Nos termos do artigo 3.º do Provimento 94/2000, a publicidade dos trabalhos propostos pelo profissional fica agora autorizada de maneira a manter um caráter meramente informativo, com discrição e sobriedade. De acordo com os pré-requisitos do Código de Ética, o provimento reforça a não mercantilização da profissão.
Marketing como ferramenta de fidelização
Nesse cenário, o principal benefício do marketing jurídico é a relação mais próxima e bem nutrida com o cliente, que além de favorecer no que diz respeito ao processo jurídico em si, também conquista a sua fidelidade.
Para isso, são usadas estratégias de marketing voltadas para o relacionamento com o cliente, como Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa ferramenta, na prática, mapeará contatos e organizará a base de clientes e leads para que haja um avanço na qualidade do atendimento prestado a esses mesmos clientes.
Há inúmeros softwares desenvolvidos para auxiliar nesse tipo de estratégia, mas é importante entender que o CRM é muito mais do que apenas um software com os dados coletados e, sim, um conjunto de ações que envolvem, inclusive, o dia a dia dentro do escritório.
O que é o AUTOJUR?
O AUTOJUR é um software jurídico que atua na automatização de atividades operacionais, tornando-se um forte aliado na gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. O sistema oferece uma série de funcionalidades, desde acompanhamento de prazos e tarefas, passando por leitura e classificação de documentos, até a personalização de telas e painéis.
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AUTOJUR – Software Jurídico