Viabilizar e buscar clientes é uma necessidade na rotina de todo escritório de advocacia. Além de aumentar a renda, é também uma oportunidade de criar e construir novos vínculos que ofereçam práticas de autonomia para a expansão do negócio.
O número de advogados no país não para de crescer nos últimos anos. Portanto, aliar a ética jurídica a estratégias de captação é cada vez mais prioridade para que um escritório de advocacia se destaque entre os concorrentes e conquiste novos públicos.
Dessa forma, a equipe do AUTOJUR separou 6 dicas que podem ajudar muito na prospecção de novos clientes. Confira a seguir:
1- Aposte no marketing digital do seu escritório de advocacia
Sustentar um negócio vai muito além de uma boa recomendação! Com a possibilidade de alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora na internet, é preciso aproveitar e se posicionar.
Construa espaços online em que o cliente se sinta confiante sobre o seu serviço e entenda que você está ali para solucionar as dores dele da maneira mais rápida e eficiente. Explorar todas as possibilidades existentes para o usuário encontrar o seu serviço é essencial.
Por isso, é importante investir em diferentes canais: um site institucional, uma ficha no Google Meu Negócio, as redes sociais que julgar necessárias… Isso vai garantir e ampliar o mercado para atingir novos clientes, reforçando sua autoridade e aproximando-o de quem já conhece o seu trabalho.
2- Organize sua agenda de contatos
De que adianta ter um portfólio de milhares de processos e centenas de clientes se as informações são difíceis de encontrar? Dentre as principais tarefas para a captação, está a organização da agenda de contatos.
Unifique todos os dados em uma única agenda, atualizando cadastros e analisando cada pessoa. Assim, será possível identificar quem não retomou serviços novamente e organizar uma estratégia de pós-venda e reaproximação com antigos clientes.
Além disso, fica mais fácil desenhar um padrão de cliente, pedir indicações aos antigos e saber como e onde encontrar novos.
3- Networking
Estar sempre nos mesmos lugares e com as mesmas pessoas dificulta o encontro de novas possibilidades. Por isso, é preciso investir em oportunidades de networking recorrentemente.
Frequente eventos especializados no assunto e que possam interessar aos seus potenciais clientes. Além disso, procure parcerias em lives, palestras e eventos que possam oferecer visibilidade e autoridade ao seu trabalho.
4- Estude o código de Ética e Disciplina da OAB
Para investir em marketing jurídico, é preciso dominar as diretrizes do código de Ética e Disciplina da OAB. Nele, estão descritos, por exemplo, os limites da publicidade profissional e as regras para construir boas relações com clientes, colegas de advocacia, agentes políticos e autoridades.
O estudo do código é extremamente importante para compreender os princípios e regras para a conduta dos advogados no processo de captação de clientes e divulgação de serviços. Dessa forma, são prevenidos os possíveis prejuízos à reputação e à ética profissional.
5- Entregue conteúdo de valor
Primeiramente, se você acompanha as novidades do mercado, sabe que estamos na era em que o cliente é o centro de tudo. Os consumidores buscam cada vez mais marcas que transparecem o desejo de transformar, educar e se aproximar do público.
Portanto, para atrair novas possibilidades, é preciso entregar conteúdo de valor. Aposte em ebooks, infográficos, trilhas de conteúdo em vídeo e outros materiais que tenham como objetivo principal facilitar a vida dos clientes.
Com uma campanha de comunicação efetiva e um material de qualidade entregue, as páginas de captura de dados (landing pages) vão receber inúmeras inscrições e o seu banco de dados vai crescer. Depois disso, é só manter o contato com esses interessados para garantir a venda final.
6- Invista em um software jurídico para o seu escritório de advocacia
Ao falar sobre captação de novos clientes, é inevitável a reflexão acerca da qualidade e produtividade do serviço entregue atualmente. Afinal, com o aumento de processos, será necessário mais tempo, eficiência e organização do time.
O software jurídico é uma excelente alternativa para auxiliar seu escritório de advocacia. Afinal, ele armazena e gerencia todas as informações, auxiliando na elaboração e análise dos processos de forma automática e rápida. São inúmeras vantagens para você que permitem uma otimização da gestão e melhora significativa nas entregas e resultados do time.
Portanto, agora que descobriu tantas coisas ainda quer saber mais? Entre em contato com a equipe do AUTOJUR.