Gestão de Relacionamento com o Cliente, o tal do CRM, é um conjunto de estratégias que, através de um software, melhoram a performance de uma empresa ou escritório e fidelizam o público. Entenda, neste artigo, como funciona o CRM jurídico e como usá-lo para alavancar o sucesso do seu escritório.
Quando falamos de CRM, é comum que pensemos automaticamente nos softwares, mas a verdade é que a tecnologia só entra quando há estratégia. Customer Relationship Management (CRM) é, na verdade, a aliança entre ações, boas práticas e políticas internas que colocam o cliente no foco dos processos, com softwares que auxiliam neste processo.
Na área jurídica, essa tecnologia auxilia na coleta e armazenamento de dados e canais de comunicação, simplificando processos e possibilitando maior personalização dos atendimentos. Por consequência, isso melhora o relacionamento com o cliente, criando conexões mais significativas e duradouras.
Como usar o CRM na prática?
De acordo com as regras indicadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Provimento 205/2021 e no Código de Ética e Disciplina, a comercialização de serviços jurídicos não deve ser feita em conteúdos e campanhas. Ou seja, é esperado que os advogados não mercantilizem a advocacia, sendo assim, não utilizem meios de autopromoção, resumindo a publicidade jurídica a conteúdos informativos e educativos.
Neste sentido, o CRM jurídico chega como uma forma de personalizar os serviços e fidelizar clientes, sem precisar mencionar honorários, valores ou usar estratégias de marketing comuns a outros nichos.
Na prática, então, o CRM jurídico mapeará contatos e organizará a base de clientes e leads para que haja um avanço na qualidade do atendimento prestado a esses mesmos clientes. É por isso que, como citamos no começo deste artigo, é importante entender que o CRM é muito mais do que apenas um software com os dados coletados.
Aplique a estratégia de CRM de uma maneira eficiente:
Acompanhe o seu cliente desde o primeiro contato. Nenhum contato é em vão! Toda pessoa que entra em contato com o seu escritório por meio dos canais de atendimento, mesmo que não siga imediatamente como cliente, pode se tornar cliente futuramente. Por isso é importante que o atendimento alimente a ferramenta de CRM até mesmo com esses contatos.
O armazenamento desses dados, de forma personalizada, ajudará a executar estratégias de CRM para cada grupo de leads. Aqueles que não seguiram com o atendimento receberão um atendimento diferente daqueles que seguiram, mas todos podem ser conquistados e fidelizados ao longo da jornada. Conforme o relacionamento com o cliente for mudando, é importante manter sempre a ferramenta atualizada para realizar um acompanhamento fiel e estratégico de cada cliente.
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